Este tipo de aparelho ortodôntico é constituído de metal e é colado na parte da frente dos dentes. Existem muitas variações deste tipo de aparelho ortodôntico, os mais conhecidos são os que se utilizam de ligaduras elásticas (borrachinhas) e os chamados autoligados (não possuem as borrachinhas). Ambos são muito eficientes por serem fixos aos dentes, o que minimiza a necessidade de colaboração e problemas tais como perda do aparelho ou esquecimentos de utiliza-lo. Apesar de muito divulgados, os aparelhos fixos chamados autoligados não são mais eficientes que os que utilizam ligaduras elásticas, tratando-se apenas de uma preferência do profissional ou do paciente.
Os aparelhos metálicos fixos são bastante resistentes, apesar de terem facilidade de remoção, sendo muito usados por adolescentes e adultos. Possibilitam excelente controle da posição dentária exercendo, assim, máxima correção.
Modalidade de tratamento ortodôntico onde o aparelho é fixado pela parte de trás dos dentes, ficando invisível. Nesta técnica os braquetes ficam totalmente invisíveis pois são colados na superfície interna dos dentes, que ficam em contato com a língua, por isto o nome de Ortodontia Lingual. Esta técnica favorece muito a estética e também a limpeza dentaria, pois os braquetes são colados mais próximos a gengiva, facilitando assim o uso do fio dental.