Bruxismo e Tratamento com Placas
Bruxismo é considerado um hábito e seu tratamento pode ser realizado com placas oclusais. O bruxismo é caracterizado pelo apertamento ou rangimento dos dentes pela atividade involuntária da musculatura da mastigação, na maioria das vezes ocorrendo durante o sono. Algumas vezes o bruxismo é acompanhado de dor na região da articulação ou da musculatura da face, em especial os músculos da mastigação. Outro efeito negativo do bruxismo é o desgaste dentário, podendo ocorrer em adultos e crianças.


Causas do Bruxismo
Tratamento do Bruxismo com Placas
Quando não há sintoma mais grave, como nas DTMs, o bruxismo e seus efeitos deletérios podem ser bastante reduzidos com o uso de placas oclusais. Mesmo nas DTMs o tratamento inicial pode ser feito com as placas oclusais para diminuir os sintomas agudos. Estas placas são chamadas de mio-relaxantes, pois reduzem a tensão muscular e o apertamento dentário.
Cerca de 70% a 90% dos casos de bruxismo podem ser eficazmente tratados com as placas oclusais.
As placas ajudam a distribuir a força do apertamento muscular por todos os dentes e também ajudam a melhorar a posição das estruturas articulares aliviando a pressão. Com o repouso muscular ocorre diminuição da sua atividade e a dor, quando existe, tende a diminuir.
Gostaria de saber mais sobre bruxismo e placas oclusais? Entre em contato, será um prazer lhe responder.
Sorry, the comment form is closed at this time.