Limpeza do aparelho ortodôntico

Ao iniciar seu tratamento ortodôntico com aparelhos fixos você precisará tomar algumas medidas novas para a melhor limpeza do seu aparelho.

Os alimentos naturalmente irão se prender ao seu aparelho e necessitarão de mais atenção e dedicação para removê-los. Para lhe ajudar, seguem algumas dicas de como melhorar a limpeza de seu aparelho fixo.

Procure seguir as dicas lembrando que no início pode parecer um pouco difícil e demorado conseguir fazer a ótima limpeza. Porém, aos poucos você irá adquirir mais habilidade e rapidez para executar a correta higiene dental e do aparelho ortodôntico. Uma pessoa com boa dedicação, conseguirá fazer uma ótima escovação e uso do fio dental em todos os dentes em 5 minutos. Nos primeiros dias poderá demorar até 15 minutos, principalmente devido ao uso do fio dental que é mais difícil no início. O importante é procurar fazer esta limpeza sem pressa, com o máximo de capricho, a velocidade com eficiência virá naturalmente. Seus dentes merecem toda dedicação, o resultado está por vir.

Dica 1

A cada refeição os dentes devem ser bem escovados, portanto evite muitos lanches entre as refeições. Para quem usa aparelhos ortodônticos é normal precisar escovar os dentes de 3 a 5 vezes por dia, sendo a última (antes de dormir) a mais importante. Uma boa escovação não demora menos do que 5 minutos.

Dica 2

Tenha sempre uma escova e creme dental no trabalho, na mochila, etc. Evite ao máximo fazer uma refeição ou lanche e ficar mais de 10 minutos sem escovar bem os dentes. Veja abaixo como escovar bem seus dentes e seu aparelho.

 
Figuras 1-A e B. A higiene dental deve ser feita também com a escova tradicional. A escova deve ter a ‘cabeça’ pequena e as cerdas macias. Deve-se escovar tanto a parte superior (entre a gengiva e o aparelho-Figura 1-A) quanto a inferior (entre a borda do dente e o aparelho-Figura 1-B), em movimentos de vai-vem suaves e ao menos 10x cada dente.

 
Figuras 2-A e B. Os dentes posteriores não podem ser esquecidos na limpeza, devendo ser higienizados da mesma maneira que os dentes anteriores.

 
Figuras 3 A e B. A parte interna dos dentes deve ser escovada de maneira tradicional.

 
Figuras 4 A e B. Os dentes inferiores também devem ser escovados com muito cuidado.

  
Figuras 5 A, B e C. O fio dental deve ser passado entre o aparelho e os dentes, com um passa fio plástico ou com a própria ponta do fio dental (A e B). Para uma limpeza eficiente o fio dental deve ser suavemente introduzido nos espaços existentes entre os dentes e entre os dentes e a gengiva, onde a escova não alcança (C). Deve-se fazer movimentos de vai-vem em todas as direções.

Dica 3

O fio dental consegue alcançar partes dos dentes e da gengiva que a escova não alcança. É recomendado usar o fio dental de 1 a 2 vezes ao dia, sendo a última vez (antes de dormir) a mais importante. A Figura 5 mostra como se utiliza corretamente o fio dental mesmo com aparelho. As Figuras 6 e 7 mostram como se utiliza a escova interdental como um auxiliar na limpeza ao redor dos braquetes.

 

Dica 4

Líquidos bucais para bochecho que contenham FLÚOR são importantes para complementar a limpeza da escova e do fio dental. Estes bochechos devem ser feitos 1 vez ao dia, de preferencia antes de dormir, durante 1 minuto.

Nenhum comentário

Sorry, the comment form is closed at this time.

Fale conosco no WhatsApp! whatsapp